Por volta de 1790, Edwuard Jenner, o descobridor da vacina contra a varíola, a primeira a ser descoberta, estava dissecando um cadáver à procura de alguma coisa que justificasse aquela morte ocorrida depois de longo sofrimento provocado por dores no peito, quando sentiu o bisturi esbarrar em algo parecido com areia numa artéria do coração. Olhou para cima à procura de um fragmento que pudesse ter-se desprendido do teto, mas nada encontrou. Abriu, então, com cuidado a artéria e viu que dentro dela havia uma substância dura semelhante a pequenas pedras (foi essa expressão que usou para descrevê-la) que talvez fosse responsável pela dor e morte daquele paciente. Essa foi a primeira descrição de uma artéria com placas de colesterol em seu interior o que, em medicina, caracteriza uma doença chamada aterosclerose, que é causa de grande parte dos acidentes cardiovasculares e de morte.
DEFINIÇÃO
Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. O volume dos ateromas aumenta progressivamente, podendo ocasionar obstrução total em algum ponto do vaso. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.
Com as placas que se formam no interior das artérias, o fluxo do sangue diminui, chegando ao coração em quantidades menores que o necessário. Esse problema recebe o nome de "isquemia", e o desconforto a ela relacionado se chama angina. A pessoa tem uma sensação de aperto ou pressão na região central do peito, que pode se irradiar para o braço esquerdo. Esse desconforto é desencadeado por esforço, emoção ou estresse, melhorando quando a pessoa relaxa ou com a administração do nitrato sublingual
O aumento da LDL, ese é o fator principal para a doença. O LDL (lipoproteína de baixa densidade) se eleva pela ingestão elevada de gorduras altamente saturadas (principalmente vinda de animais) na dieta diária, por obesidade e inatividade física.
FICOU NA DUVIDA?
Funciona mais ou menos assim, imagine uma mangueira bem flexivel, dessas que você utiliza para irrigar as plantas.
Agora pense em colocar dentro dessa mangueira pedaços de pedra, areia e qualquer objeto que obstrua totalmente a passagem perfeita da água até o final da mangueira. Some a isso o enrijecimento dessa mangueira, como se ela não dobrasse mais, e continuasse com as pedras, areias e demais objetos dentro desse cano, entupindo totalmente a passagem.
Então o que acontece?
A agua tenta ser bombeada fortemente para o final do cano mas encontra uma obstrução no meio do cano, então a pressão da água tem que ser maior, usando um comparativo, seu coração tem que bombear com mais força. E quando mesmo isso ocorrendo o fluxo sanguineo não consegue chegar nas extremidades como deveria o que acontece?
CUIDADO:
Quando a placa aumenta de tamanho (o que pode ocorrer rapidamente), ela se rompe, favorecendo a entrada de plaquetas e hemácias numa somatória de elementos que provoca a oclusão da artéria e, em consequência, o "infarto agudo do miocárdio".
------------------------------------------
Busque seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Procure sempre profissionais registrados em seus conselhos e confira o registro dos mesmos.
lembre: A montagem e prescrição é direito e dever apenas do EDUCADOR FÍSICO FORMADO e REGISTRADO.
------------------------------------------
CUIDE-SE!!!
TREINE!!!
ALIMENTE-SE CORRETAMENTE!!!
Mais vale alguns minutos TREINANDO e cuidando do seu CORPO, do que um tempo indeterminado enfermo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário