Graduado em Educação Física e especialista em Obesidade e Emagrecimento - CREF 2006 G/Pb
domingo, 30 de março de 2014
Como você faz a ingestão de PROTEINAS?
Vamos falar da ingestão de PROTEINA.
Grandes nomes como dr. Paulo Gentil, um grande nome da nutrição @fischerbruno, entre outros grandes doutores, autores e curiosos, já comentaram sobre isso, cabe a mim, como ligeiro curioso, apenas repassar e fazer você pensar um pouco sobre o que e como você alimenta-se.
Falando sobre a inexistência da janela de oportunidade, aquela nóia que foi formada em nossas mentes por diversas dietas elaboradas em que, por obrigação você DEVE tomar a proteina LOGO, IMEDIATAMENTE ao término do treino de musculação, caso contrário, você vai CATABOLISAR, e seu tão sonhado projeto de aumentar MASSA MUSCULAR pode ter sido jogado água abaixo. Junto disso vem aquela galera falar que mais que 30g de proteina é um desperdicio...etc...etc.
Temos estudos realizados pela francesa Marie-Agnes ARNAL, nos quais se testaram dietas similares, mas com diferença na distribuição de proteinas, em uma as proteinas eram distribuidas em 4 refeições diárias e na outra concentrava-se 80% da ingestão proteica em uma única refeição.
Você deve estar dizendo, ah! LOGICAMENTE o grupo que distribuiu a proteina em dosagens ao longo do dia obteve melhor resultado, pois como TODOS DIZEM, esse é o certo.
ERRADO!
ARNAL et al (1999), comparou os efeitos de duas dietas compostas do mesmo número de calorias e com a mesma composição de macronutrientes:
1) concentrando 80% da ingestão protéica em uma única refeição e;
2) distribuindo a ingestão protéica em 4 refeições diárias.
De acordo com os resultados, a situação 2 levou à redução na massa magra, enquanto a situação 1 a manteve constante.
Além disso, o grupo da alimentação pulsatil obteve melhor relação entre o anabolismo e o catabolismo protéico, com a síntese protéica 10% maior, e o catabolismo 11% menor. (ARNAL et al, 1999).
FONTE: http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=41
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário