Se você é daqueles sentem a região plantar do seu pé como se estivesse rasgando ou até acha que teve uma distensão nessa região, saiba que isso não é incomum de acontecer. Diversas pessoas já tiveram ou tem fascite plantar, porém, elas não tratam e por consequeência as dores sempre vem e voltam.
A fascite plantar é uma inflamação (inchaço, dor, e vermelhidão) da fáscia plantar. A fascite plantar também pode ser chamada síndroma do calcanhar de espora ou fasceíte plantar. A fáscia plantar é uma longa faixa de fibras que vão desde a base do osso do calcanhar até ao início dos dedos dos pés. A fáscia plantar ajuda a formar o arco dos pés.
Alguns dos principais fatores causadores são:
- Stress repetido sobre o ligamento no arco do pé.
- Ter uma perna mais comprida que a outra.
- O arco do pé não se dobra o suficiente.
- Ter os músculos e os tendões da barriga da perna tensos.
- Utilizar muito salto alto.
- Excesso de peso.
Como devo tratar?
O mais importante no tratamento é descansar o pé até se curar. Descansar o pé diminui o inchaço e evita que a fascite piore. Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação. Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a por baixo do pé durante 15 a 20 minutos, em média três vezes ao dia.
ATENÇÃO para aqueles que colocam o gelo e vão tirar um cochilo: Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio.
*Lembre-se que isso são apenas dicas para que você possa obter uma ligeira melhora, mas o ideal é que você procure seu médico para que ele possa TRATA-LA da melhor forma possivel.
O EDUCADOR FISICO é o profissional habilitado e referenciado na prevenção e manutenção da sua saúde.